Resumo
O adenoma pleomórfico ou assim chamado tumor misto diz respeito a um tipo de tumor benigno considerado como um dos mais frequentes na região da cabeça e pescoço. Tal lesão acomete as glândulas salivares (maiores e menores) (MAUREN et al., 2004; UTUMI et al., 2009; MORAES et al., 2018).
No entanto, vale observar que sua ocorrência é tida como ainda muito mais comum e frequente em meio às glândulas salivares menores que se apresentam, principalmente, na região de palato duro (UTUMI et al., 2009; MIOTTO et al., 2017; MORAES et al., 2018).
Um outro aspecto dos mais importantes e que vale a pena trazer em contenda diz respeito ao que tange a sua avaliação diagnóstica que visa sua confirmação, uma vez que, tal análise é algo considerado em meio à teoria científica como algo extremamente complexo, sendo assim, vem a ser de suma e fundamental importância que para sua realização seja levado em consideração todo um processo de avaliação diagnóstica, dentre eles, o exame histopatológico (UTUMI et al., 2009; MIOTTO et al., 2017; MORAES et al., 2018).
Além disso, assim como ocorre em múltiplos tipos de problemáticas na área de saúde, um diagnóstico precoce do adenoma pleomórfico também facilita em muito a eficácia e eficiência de seu tratamento, consequentemente, seu prognóstico tende a ser muito mais positivo e apresentar os melhores resultados possíveis (MORAES et al., 2018; SANTOS et al., 2019).