Resumo
A queixa de cefaleia é um sintoma comum na população, apresentando uma forte relação com a gravidade de DTM e com a frequência de dores de cabeça. Na classificação internacional de cefaleias temos uma cefaleia secundária que é atribuÃda à disfunção temporomandibular (DTM), ela apresenta uma relação temporal com o aparecimento da DTM, piora com a mastigação e no exame de palpação dos músculos mastigatórios desencadeia dor familiar (ICDH-3, 2018).
A manifestação da cefaleia tipo enxaqueca é geralmente unilateral, com ataques separados em intervalos, podendo durar de poucas horas a alguns dias com hiato de meses ou anos. Apresenta-se como dor tipo pulsátil, acompanhado por náusea, foto ou fonofobia. A cefaleia tipo tensional apresenta sinais e sintomas muito parecidos com a cefaleia atribuÃda a DTM: ocorre bilateralmente, aparece como dor de cabeça aguda durante situação estressante, tipo aperto, constante, raramente associada à náusea e quando ocorre geralmente está associada a utilização exagerada de analgésicos (CARLSSON et al., 2008; POURAHMADI et al, 2019).
A associação de DTM e frequência de cefaleias tem sido bastante discutida, sugerindo que ambas as condições são influenciadas por fatores predisponentes semelhantes (GONÇALVES et al., 2013).