Resumo
Os implantes dentários tornaram-se um método confiável para restaurar a perda dentária. Ao mesmo tempo, a região anterior de maxila é um desafio constante. A seleção ideal do implante dentário e posicionamento tridimensional são extremamente importantes para alcançar resultados satisfatórios de cicatrização de tecidos moles e duros, com o intuito de melhorar o fenótipo gengival, principalmente em área estética (CHEN; BUSER, 2009).
Comprovou-se que a substituição de um único dente por meio do implante imediato e da provisionalização correta, apresenta alta previsibilidade estética, desde que o alvéolo se mantenha íntegro (ROE et al., 2012).
Um dos parâmetros de sucesso do implante dentário é a estabilidade do caso, para isso é necessário o correto posicionamento tridimensional do implante e a preservação da estrutura óssea que dará suporte para o tecido mole (GUNDER, 2011). A parede óssea vestibular na região anterior de maxila se apresenta, na maioria das vezes, com espessura igual ou inferior a 1 mm devido à reabsorção dessa parede após a exodontia do elemento dentário (JUNG et al., 2012).
Partindo desse conceito, técnicas para preservação do alvéolo dentário têm surgido com a finalidade de minimizar essa perda óssea após exodontia e manter as estruturas adjacentes estáveis.
A vantagem da técnica da carga imediata é encurtar o tempo de duração do tratamento e preservar a arquitetura gengival (SCHULTE et al., 1978). Essa técnica popularizou-se por ganhar a aceitação do paciente com maior facilidade do que a técnica convencional. O processo de remodelação óssea sofrido no osso alveolar após exodontia é existente mesmo nos casos onde não é instalado o implante (ARAÚJO; LINDHE, 2005), pois é causado pela redução do suprimento sanguíneo e atividade osteoclástica (CARDAROPOLI et al., 2003). Atualmente, tem-se utilizado a técnica de implante imediato em alvéolo fresco associado ao enxerto conjuntivo para manutenção de tecidos moles em dentes anteriores.
Estudos têm mostrado, ainda, uma pequena desvantagem nos resultados clínicos na carga imediata quando comparada à carga convencional ou tardia. Na busca de minimizar essa pequena discrepância, novas técnicas têm surgido para garantir um resultado mais satisfatório em termos de tecido duro e na manipulação tecidual (DEN HARTOG et al., 2008).
O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de caso clínico, o resultado satisfatório da preservação alveolar com implante imediato e provisionalização da coroa, associado ao enxerto conjuntivo.