Resumo
A extração dentária está relacionada a vários fatores: doenças periodontais severas, insucesso em tratamentos endodônticos, protéticos, ortodônticos e traumas dentais. Com isso, devemos procurar os procedimentos que nos proporcionam manter preservadas as estruturas de tecidos moles e duros que estejam ao redor do dente (MISH, 2008).
Técnica bastante discutida com intenção de preservação do alvéolo são os implantes imediatos em alvéolos frescos. Esta técnica demostra mais vantagens do que desvantagem quando comparadas com implantes tardio, tendo em vista o único passo cirúrgico a redução do tempo de tratamento, resultados estéticos favoráveis e preservação do alvéolo (BECKER, 2006).
A instalação imediata de implantes é contraindicada em casos de infecção e defeitos ósseos, principalmente quando a vestibular está ausente, o que é observado quando ocorre fratura radicular (LAZZARA et al., 1989).
A instalação de implantes imediatos em molares apresenta um grande desafio para o cirurgião, visto que envolve fatores como a anatomia desfavorável e uma cavidade ampla de difícil cooptação dos bordos. O posicionamento tridimensional do implante nestes locais é dificultado devido à forma anatômica, principalmente em regiões com septo inter-radicular