Resumo
Os alinhadores transparentes foram inicialmente projetados por Kesling em 1946 e introduzido no mercado pela Align Technologies em 1998. Com a promessa de proporcionar mais transparência e estética, o tratamento com alinhador transparente tornou-se rapidamente um aparelho ortodôntico alternativo para pacientes adultos (ZHANG et al., 2020).
O sistema Invisalign ® foi introduzido no mercado ortodôntico para tratar apenas más oclusões leves; no entanto, o desenvolvimento de diferentes attachments e auxiliares agora permitem que esse sistema realize grandes movimentos dentários e trate casos mais complexos, como aqueles que requerem extração (TAMER; ÖZTAŞ; MARŞAN, 2019).
A decisão de extrair dentes permanentes como auxiliar na resolução de deficiências no comprimento do arco representa um desafio para o ortodontista. Uma deficiência na largura mesiodistal dos dentes anteriores superiores, por exemplo, pode favorecer a uma decisão de extração de um incisivo inferior (ZHANG et al., 2020).
Esse tipo de tratamento tem a vantagem de resultar em alteração mínima do perfil facial e menos movimentos dentários posteriores em comparação com casos de extrações de pré-molares, o que faz com que o tempo de tratamento seja reduzido (HWANG et al., 2019).
As possíveis desvantagens são: reabertura do espaço da extração, perda de coincidência da linha média dentária mandibular e maxilar, oclusão posterior parcialmente insatisfatória, formação de um triângulo escuro causado pela perda da papila interdental e aumento da sobressaliência e sobremordida além dos limites aceitáveis (BEYCAN; ACAR, 2016).
O uso da técnica Invisalign ® em tratamentos de extração de incisivos foi demonstrado por Miller et al. em 2002 em um caso de um paciente adulto. No entanto, nos últimos 12 anos, uma série de novos recursos e protocolos relativos ao Invisalign ® foram desenvolvidos (GIANCOTTI; GARINO; MAMPIERI, 2015).
A mordida cruzada anterior é definida como uma relação sagital reversa entre os incisivos superiores e inferiores. Apresenta etiologia dentária, esquelética ou funcional ou uma combinação desses aspectos. Atualmente, a correção dessa maloclusão pode ser alcançada com múltiplas opções de tratamento. Nos últimos anos, as abordagens de tratamento foram expandidas com o uso de alinhadores transparentes (STADERINI et al., 2020).
O objetivo deste artigo é relatar o caso de um paciente com maloclusão de Classe III de Angle com agenesia de pré-molar superior tratado com extração de incisivo inferior e utilizando alinhadores invisíveis Invisalign.