Resumo
A relação interpessoal está intimamente relacionada com a autoestima do paciente. O sorriso é essencial para expressão e comunicação (TJAN; MILLER, 1984; HIRATA, 2002) e, quando em desarmonia, gera desconforto para a pessoa como também para quem está próximo à ela. A desarmonia do sorriso pode estar relacionada às alterações de posição, formato, tamanho, cor e textura da face vestibular dos dentes anteriores (KINA et al., 2015).
Para se obter maior previsibilidade dos resultados com o tratamento restaurador, o planejamento com enceramento diagnóstico e mock-up tem sido um método bastante utilizado (MARZOLA et al., 2000; CHEN et al., 2015). Este procedimento facilita a comunicação com o paciente, viabilizando um melhor entendimento do procedimento que será realizado, permitindo maior aceitação e aprovação do tratamento proposto (MARZOLA et al., 2000; CHEN et al., 2015).
Com o objetivo de melhorar a estética do sorriso e proporcionar uma aparência mais jovem, muitos pacientes buscam por dentes mais brancos; para isso, o clareamento dental passa a ser indicada como uma solução menos invasiva e mais conservadora (HAYWOOD; HEYMANN, 1989).
Considerando que o tratamento clareador não é efetivo em restaurações em resina composta, muitas vezes se faz necessária a substituição das mesmas, pois passam a apresentar uma cor diferente da obtida nos outros dentes.
Neste caso clínico, será apresentado o planejamento para realização de restaurações em dentes anteriores que apresentam alteração de formato, bem como a maneira de realizar este procedimento restaurador.