Resumo
Segundo (MOJON, 2003) a taxa de edentulimos está relacionada diretamente com a idade do paciente. Sendo que num adulto jovem a taxa aumenta 4% a cada 10 anos e passa para 10% a cada década nos pacientes com mais de 70 anos de idade.
Como a expectativa de vida da população em geral vem aumentando se tornou comum a busca por uma velhice com maior qualidade de vida, atividades sociais prazerosas como jantar e namorar continuam mesmo na velhice. A possibilidade de mastigar bem é um fator de suma importancia para esses indivíduos, o que gera uma grande procura pelos tratamentos envolvendo próteses fixas implanto-suportadas (MISCH, 2009).
BRÅNEMARK, et al. (1969) demostraram sucesso no uso de implantes de titânio para dar suporte a dentaduras em mandíbulas edentulas e criou o conceito de tratamento para implantes que utiliza 2 etapas cirurgicas, sendo a primeira para instalação dos implantes e a segunda, de reabertura, cerca de 3 a 6 meses depois para os procedimentos protéticos. O Sucesso desse protocolo de tratamento e sua baixa incidência de falhas foram confirmados por vários trabalhos (HENRY, ROSENBERG, 1994; BERNARD et al., 1995; ERICSSON et al., 1997; BECKER et al., 1997).
Porém essa espera de 3 a 6 meses para receber o tratamento reabilitador tem desagradado os pacientes, que anseiam um tratamento estético e funcional o mais rápido possível e não desejam o transtorno de serem submetidos a uma segunda etapa cirúrgica (AVILA et al., 2007).
LEDERMANN (1979) introduziu o conceito de carga imediata, em implantes osseointegrados, sendo os procedimentos cirúrgicos e protéticos na mesma sessão. A sua ideia consistia em utilizar 3 a 4 implantes longos o suficientes para travamento bicortical na porção anterior da mandíbula.
BABUSH et al. (1986), relatou a utilização de carga imediata em overdentures instaladas sobre 3 a 4 implantes unidos por uma barra em pacientes com mandíbulas edêntulas. E observou um sucesso de 96,1% dos implantes.
HENRY e LIDDELOW (2008) realizaram uma revisão sistemática em relação a implantes dentais em carga imediata e concluíram que ao optar por essa técnica deve se observar a característica individual de cada paciente sendo necessário um bom planejamento.