Resumo
O maior desafio da Odontologia, no decorrer dos anos, tem sido o reestabelecimento da função, fonética e estética, garantindo a saúde e o bem-estar do paciente (CARVALHO et al., 2006).
Com a mudança na expectativa de vida e a evolução da Odontologia, mais pacientes conseguem envelhecer com a presença de seus dentes. No entanto, pode-se observar, em algumas situações, desgastes severos neles, exigindo conhecimentos a respeito da etiologia e planejamento (VIVEK et al., 2013).
O desgaste excessivo dos elementos dentários pode causar alteração na dimensão vertical de oclusão (DVO) (ABDUO, 2012). A DVO é um dos primeiros parâmetros a serem medidos no planejamento da reabilitação oral, pois o reestabelecimento incorreto desta pode levar ao insucesso de um tratamento protético (DISCACCIATI et al., 2013).
A fotografia é uma ferramenta de comunicação indispensável que oferece muitos benefícios ao cirurgião-dentista, pois melhora a comunicação do profissional com o paciente, permitindo sua participação no tratamento (SILVA, 2013).
O protocolo fotográfico é também interessante para a comunicação com o ceramista. Nessa comunicação é necessário repassar
informações e limitações do caso, dados clínicos, bem como anseios do paciente (BARATIERI et al., 2015).
A obtenção de modelos de estudo da arcada superior e inferior é essencial para um planejamento reabilitador, pois permite a visualização tridimensional dos dentes e tecidos adjacentes, detalhes gengivais, posicionamento, inclinações, formas dentais e a relação dos dentes em conjunto e com os seus antagonistas (CONCEIÇÃO et al., 2005).
O enceramento e o mock-up são importantes para um planejamento previsível, sem surpresas. Pela análise do mock-up, pode-se fazer ajustes, testes fonéticos, moldagem e protocolo fotográfico. Serve também como um guia para o preparo e para as restaurações temporárias (CARDOSO; DECURCIO, 2015).
O enceramento diagnóstico deve ser confeccionado sobre modelos de estudo, facilitando assim a visualização da forma, extensão e posição dos trabalhos propostos. Pode ser utilizado de forma versátil na confecção de restaurações diretas e auxiliar na confecção de preparos dentais conservadores dos laminados cerâmicos (HIGASHI et al., 2006).
O mock-up é uma ferramenta extremamente eficiente na obtenção do diagnóstico, por permitir a previsibilidade no tratamento a ser executado, possibilitar variações no tratamento que atendam às expectativas do paciente além de facilitar a comunicação entre cirurgião-dentista e paciente (BARATIERI et al., 2008).
O objetivo deste artigo é relatar as etapas de planejamento de um tratamento reabilitador em paciente com parafunção e perda de dimensão vertical.