Resumo
A gestão bem-sucedida do edentulismo, de acordo com Altarawneh et al. (2015), é uma questão de preocupação para o paciente edêntulo e para a equipe clínica. Os autores ainda afirmam que existem esforços persistentes para melhorar as modalidades de tratamento que podem ser oferecidas ao paciente edêntulo.
Segundo Altarawneh et al. (2015), para próteses fixas sobre implante, a substituição do alvéolo e da arquitetura de tecidos moles adjacentes é essencial e deve ser coordenada com a fonética, a estética e a necessidade higiênica.
A biomecânica da distribuição de força em próteses implantossuportadas é qualitativamente diferente do que quando os dentes naturais servem de abutments, e esta diferença é causada pelo ligamento periodontal, que permite micromovimentos, em comparação com o implante osseointegrado, que não o possui (WEINBERG, 1993).
A transferência de energia para o osso será influenciada pelo desenho e material da restauração do implante, que é tradicionalmente conectado diretamente com um parafuso ou pode ser cimentado ao pilar, ele próprio preso ao implante com um parafuso (MAGNE, 2013).
Uma revolução vem ocorrendo na prótese odontológica, em especial a prótese sobre implantes com o aprimoramento e a evolução de técnicas e materiais. Ouzer (2015) afirma que a criação da fresagem CAD / CAM levou as próteses híbridas a um novo patamar, tendo em vista que o processo é mecanizado, reduzindo assim o erro humano e evitando a maior parte das distorções e imprecisões observadas nas estruturas moldadas/metalizadas.
Segundo Ouzer (2015), os sistemas CAD/CAM permitem reparos mais fáceis e evitam muitos dos problemas de lascar e desengorduramento vistos com o reparo de porcelana, assim como a fabricação de CAD/CAM criou estruturas mais homogêneas e precisas e tornou possível o uso de zircônia.
Dentre os diversos tipos de cerâmicas livres de metal utilizados na odontologia, as cerâmicas à base de zircônia se destacam no momento e são bem indicadas na confecção de infraestruturas múltiplas.
Com cuidadoso planejamento interdisciplinar e empregando conceitos de CAD/CAM para fabricar próteses de zircônia monolítica, é possível criar restaurações recuperáveis, porém altamente estéticas, com ajuste passivo e preciso, além da possível melhora na função em relação a outros materiais usados na fabricação de próteses fixas implantossuportadas em uma tentativa de fornecer a excelência na estética, no projeto, e na higiene (ALTARAWNEH et al., 2015).
No anseio estético a odontologia vem trabalhando com próteses metal-free e as cerâmicas sempre se destacaram devido às suas propriedades ópticas, sua estabilidade de cor, dureza e biocompatibilidade.
A zircônia possui características altamente desejáveis, dentre elas podemos citar sua alta resistência, dureza, biocompatibilidade, baixa adesão bacteriana, dentre outros. Os pilares cerâmicos de zircônia têm o dobro da resistência de alumina e apresentam o fenômeno único de fortalecimento da transformação (GARVIE et al., 1975 apud MAGNE et al., 2013).
Para minimizar a aparência opaca, que é um fator estético limitante da zircônia, aplica-se uma cerâmica de cobertura com propriedades de translucidez nas áreas reduzidas para esse fim.
Muitas ocorrências de fratura e lascamento dessa cerâmica de cobertura têm sido relatadas. Na região de posteriores evitou-se o desgaste da zircônia para aplicação de cerâmica de cobertura nas áreas oclusais, pois isso poderia acarretar menor resistência desta.
Utilizando as mais recentes tecnologias de digitalização, CAD/CAM e fabricação, a equipe odontológica é capaz de desenvolver a restauração dentária individualizada com alta precisão e precisão de ajuste. O que simplifica o procedimento operatório da reconstrução total do arco e permite a transição de reabsorção severa do rebordo e falha de próteses convencionais para uma prótese definitiva fixa de implante (POZZI; GARGARI; BARLATTANI, 2008).
O objetivo deste relato clínico foi apresentar uma solução protética implantossuportada duradoura aliada a uma estética satisfatória.