Resumo
Pacientes adultos podem apresentar com frequência sequelas de doenças periodontais, tais como migrações dentárias, bolsas infraósseas, perdas ósseas alveolares e extrusão de elementos dentários. O movimento de intrusão pode trazer benefícios funcionais e estéticos e é muitas vezes necessário, pois os dentes intuídos podem causar problemas de interferência.
Duncan (1997) realizou o movimento ortodôntico de intrusão em pacientes com vários graus de periodontite, após tratamento periodontal efetivo. Os resultados demonstraram uma significativa melhora no grau de estética do paciente, havendo inclusive ganho de inserção.
Os dentes foram submetidos a tratamentos básicos e cirúrgico periodontal com controle efetivo da placa bacteriana, em seguida, foram aplicadas forças intrusivas (KOSLOWSKI et al., 2000). Após o movimento, constatou-se uma redução das bolsas e durante três anos de acompanhamento, esses dentes encontravam-se em suas posições e clinicamente estáveis.
Com o advento dos mini-implantes a intrusão de um ou mais dentes tornou-se rotina no consultório.
Diversos trabalhos na literatura mostram os benefícios do laser de baixa potência na estimulação do crescimento ósseo e aceleração do movimento ortodôntico.