Resumo
O uso do sistema CAD/CAM tem revolucionado a área da odontologia, com uma procura cada vez mais abrangente para o tratamento dos pacientes com próteses fixas. Isso se deve, graças ao rápido desenvolvimento da tecnologia digital. A abordagem CAD/CAM foi introduzida na odontologia como uma ferramenta precisa e eficiente para produzir restaurações dentárias indiretas de alta qualidade (SANNINO et al., 2015).
O termo CAD/CAM se refere ao escaneamento e desenho de uma estrutura protética num computador (Computer Aided Design) seguido da sua confecção por uma máquina de fresagem (Computer Aided Manufacturing). O sistema teve sua introdução na odontologia, ao final da década de 1970, por Mormann e Bradestini (CORREIA et al., 2006; SANNINO et al., 2015).
O sistema CAD/CAM é composto basicamente de três componentes: um scanner de digitalização, que realiza a leitura virtual de um preparo, impressão ou modelo; um software CAD, que permite o desenho da futura restauração em computador; e uma unidade CAM, responsável pelo corte da cerâmica e confecção da restauração ou infraestrutura (PEDROCHE et al., 2016).
O aprofundamento dos estudos sobre os materiais dentários e técnicas CAD/CAM se acentuaram ao longo dos últimos 20 anos. Em 2020 completaram-se 33 anos de experiências com CAD/CAM na prática odontológica dentro dos parâmetros de restauração e próteses dentárias (ESCOBAR et al., 2019).
O fluxo digital permite que os cirurgiões-dentistas projetem e também usinem restaurações dentárias em cerâmica em questão de horas, permitindo que o tratamento seja finalizado muitas vezes em uma única consulta (SANNINO et al., 2015).
As porcelanas são uma das principais escolhas entre os profissionais por se tratar de um material que consegue reproduzir de forma mais natural a cor e a textura dos dentes, além da durabilidade clínica (ESCOBAR et al., 2019). Há, atualmente, uma alta exigência estética e funcional por parte dos pacientes, que buscam a rapidez clínica e longevidade (DAVIDOWITZ; KOTICK, 2011).
Os sistemas CAD/CAM permitem redução de risco de infecção cruzada e redução de outros problemas inerentes aos métodos convencionais. A modernização da tecnologia odontológica tem permitido restaurações definitivas de longa duração, alta qualidade e excelente adaptação (DAVIDOWITZ; KOTICK, 2011). Sendo assim, o objetivo do trabalho é relatar um caso clínico de onlays em cerâmica feldspática, nas unidades 36 e 46, realizado em consultório odontológico com a utilização do sistema CAD/CAM CEREC (Sirona).