Resumo
A reabilitação oral com prótese total tem por função restaurar a mastigação, a fonética, a aparência e, acima de tudo, o valor próprio e a dignidade do paciente. Além de restaurar a autoestima, a prótese total tem por objetivo preservar os rebordos alveolares e integrar o paciente psicoemocionalmente na sociedade (BARBOSA et al., 2006).
Diversos procedimentos clínicos e laboratoriais são necessários durante a reabilitação com próteses totais e uma série de cuidados devem ser observados, desde a anamnese do paciente até a instalação e controle das próteses.
Considerando que em torno de 11% da população brasileira já perdeu todos os dentes e que isto acontece com mais frequência entre as classes menos favorecidas economicamente, (BRASIL-IBGE, 2013), a reabilitação oral com próteses totais coloca-se como uma alternativa viável do ponto de vista funcional e financeiro.
Dentre as fases de confecção de uma prótese total, a moldagem funcional é uma das etapas essenciais do tratamento protético em edentulismo total e/ou parcial. Para tanto, é necessária a análise e o registro correto das estruturas de suporte, visando a determinação da extensão da prótese. Essa fase inclui duas etapas, o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita, e tem o objetivo de registrar fielmente a área basal (GOIATO et al., 2013).
O selamento, fecho ou vedamento periférico tem, por finalidade, proporcionar uma relação íntima da borda da moldeira com o fundo de vestíbulo, impedindo a passagem de ar entre a base da prótese e a mucosa (PETRIE et al., 2005).
A resina composta fotopolimerizável é um material amplamente utilizado na odontologia, porém, em prótese total, seu uso restringia-se a pequenos reparos em dentes artificiais. Experiências clínicas têm demonstrado que esta resina também pode ser indicada em outras situações.
O objetivo deste capítulo é demonstrar o uso de resina composta fotopolimerizável em prótese total para o reparo de pequenas falhas corrigíveis de um molde funcional, concorrendo para um perfeito selamento periférico e para a obtenção do selamento posterior na região de post-damming.