Resumo
Sialolitos são estruturas que se desenvolvem no interior das glândulas salivares ou em seus ductos, podendo também estar associadas às glândulas salivares menores (PRETTO et al., 2007). A glândula salivar submandibular é mais afetada pela sialolitíase, aparentemente por causa da viscosidade da saliva e do longo ducto curvo (BODNER; AZAZ, 1982). Na maioria dos casos, o sialolito é encontrado perto do orifício ou em qualquer outro lugar no ducto de Wharton, embora os cálculos também ocorram na própria glândula e, muitas vezes, dão origem a sintomas de dor ou inchaço numa fase precoce devido à obstrução ou infecção (FRAME; SMITH, 1986). A predisposição masculina é relatada na maioria dos estudos. Os sítios direito e esquerdo são igualmente afetados, mas a sialolitíase bilateral é rara.
Os cálculos presentes nas glândulas submandibulares têm em sua estrutura, 8% de matriz orgânica e 94% radiopacos, ricos em cálcio e mais densos (MCCAIN; KIM, 2013). Embora a causa exata ainda permaneça obscura, diferentes fatores etiológicos (fatores mecânicos, inflamatórios, químicos, neurogênicos e infecciosos) têm sido relados para sua formação (GOES et al., 2013). No entanto, parece que nenhuma causa foi completamente fundamentada. Acredita-se que sua formação se deve à deposição de sais de cálcio ao redor de restos orgânicos de bactérias, células epiteliais do ducto e corpos estranhos no lúmen do ducto (NEVILLE et al., 2008).
Cálculos localizados na porção terminal do ducto de Wharton podem ser palpados no exame intraoral como uma massa dura abaixo da mucosa. Esses cálculos são melhores visualizados como uma radiografia oclusal.
Cálculos maiores são muito raros e, portanto, há razão para relatar um cálculo salivar de tamanho incomum (ISACSSON; PERSSON, 1982). A maioria tem o tamanho inferior a 10 mm de diâmetro (88%), sendo que apenas 7,6% são maiores que 15 mm, denominados de cálculos salivares glandulares gigantes (SIDDIQUI, 2002).
Desta forma, o objetivo é apresentar um caso clínico cirúrgico para remoção intraoral do cálculo salivar glandular gigante raro, situado na região anterior do ducto de Wharton.