Resumo
As anomalias relacionadas a número de dentes têm prevalecido cada vez mais em pacientes infantis, o que se pode atribuir sua causa a fatores ambientais e genéticos (CRUZ et al., 2015). Os dentes supranumerários são diagnosticados por exame radiográfico, sendo mais prevalentes no sexo masculino e frequentemente encontrados na dentição mista na região de maxila e comumente acompanhados de distúrbios de erupção, formação de diastemas e movimentação de dentes adjacentes (LIMA, 2002).
Os dentes supranumerários, apesar de sua etiologia obscura, são classificados de acordo com a localização e morfologia, o que é de fundamental importância para a definição do diagnóstico e plano de tratamento. Além disso, facilita a comunicação entre cirurgiões-dentistas, pois inúmeras vezes o tratamento para esses casos pode envolver uma abordagem multidisciplinar. E a conduta clínica consiste na remoção cirúrgica, porém, até o momento, não existe um consenso científico de quando é o melhor momento para realizar exodontia de dente supranumerário não erupcionado. As complicações associadas a essa anormalidade são impactação, erupção tardia e ectópica, apinhamento e formação de cistos (ATA-ALI et al., 2014).
O exame clínico e complementares, tais como radiografia e tomografia, auxiliam no correto diagnóstico, a fim de prevenir problemas estéticos e funcionais aos dentes adjacentes (ROCHA; NETO; SOUZA, 2002). Contudo, recomenda-se radiografia panorâmica, oclusal e periapical para auxiliar na definição do diagnóstico (DIAS et al., 2019). Sendo assim, a descoberta precoce do supranumerário minimiza problemas de erupção dentária e direciona o planejamento para a conduta mais adequada e individualizada para os pacientes (MOSSAZ et al., 2014).
A presença do supranumerário pode passar despercebido pelo cirurgião-dentista por ser assintomático e devido à impossibilidade de detectá-lo por palpação. Portanto, o objetivo deste capítulo é apresentar um relato de caso clínico de dente supranumerário, visando à importância do diagnóstico precoce.