Resumo
Atualmente com o atrativo da busca pela estética dental, o aumento de coroa clínica tem um papel fundamental quando se relaciona com cirurgia plástica periodontal e expectativa do paciente. Restaurações esteticamente satisfatórias podem impactar negativamente quando circundada por tecidos gengivais insatisfatórios. Durante o sorriso, os lábios superiores movem-se no sentido apical para expor os dentes anterossuperiores. Idealmente, os lábios devem se levantar ao nível ou levemente apical à margem gengival dos incisivos
centrais superiores (ARAÚJO E CASTRO, 2012). Entretanto, existe ainda uma queixa por partes dos pacientes de desconforto por ser um procedimento invasivo e com utilização de suturas, uma vez que existe uma necessidade de exposição da crista óssea para remodelação. Porém, em alguns casos quando bem indicado, é possível realizar sem a exposição da crista óssea utilizando micro cinzéis via sulco gengival (CARVALHO, 2010). Em alguns casos onde ocorre o crescimento gengival, o aumento da coroa pode ser corrigido por meio do procedimento de gengivectomia, expondo assim a coroa do dente de forma natural.
Em casos de aumento de coroa clínica tradicional para preservação do espaço biológico, se faz necessário elevação de tecidos para que se tenha acesso à crista óssea alveolar (HENPTON, 2010).
O presente trabalho relata um caso clínico de sorriso gengival no qual o tratamento de escolha foi o aumento de coroa clínica sem elevação de retalho (flapless). O caso foi conduzido pelo Professor Dr. Cassio Kampits em clínica particular.