Resumo
O exame clínico da criança representa uma das etapas mais importantes para se estabelecer um diagnóstico correto e elaborar um planejamento adequado de acordo com as características, demandas e prioridades de atenção. Tem-se buscado uma abordagem menos invasiva, com preservação do tecido dental sadio, associado a técnicas de controle de ansiedade para facilitar o manejo do paciente. Um diagnóstico precoce permite a intervenção minimamente invasiva.
O uso do ultrassom na técnica de abertura e remoção de tecido cariado é considerado eficiente, usado para cortar tecido dentário duro devido à potência de seu corte e melhorar a tolerância durante o tratamento pelos pacientes (CARVALHO et al., 2007)1. O sistema CVDentus® é uma tecnologia que está inovando o procedimento de odontologia na preparação da cavidade. Além de sonoridade reduzida, o ultrassom promove um desgaste preciso, assim o preparo da cavidade é mais conservador do que as técnicas tradicionais ou técnicas com o uso de alta/baixa rotação e broca (JOSGRILBERG et al., 2007, ALMEIDA et al., 2015) 2, 3.
As brocas diamantadas em uso de alta velocidade comparadas às pontas de diamante ultrassônicas são eficazes no corte de esmalte e dentina, entretanto, as cavidades preparadas com uma broca diamantada convencional de alta velocidade apresentaram características mais invasivas (LIMA et al., 2009) 4.
O relato de caso apresentado tem por objetivo descrever um caso clínico utilizando a técnica de abrasão ultrassônica como uma alternativa para o preparo cavitário no dente 64 acometido por lesão cariosa, abordando os aspectos positivos e negativos relacionados a essa técnica.