Resumo
A importância dos procedimentos periodontais para alcançar um sorriso mais agradável cresceu significantemente nas últimas décadas (ALI; RAJ , 2013). O sorriso desarmônico decorrente de um excesso gengival compromete a estética facial. O plano de tratamento é feito após descobrir a etiologia e identificar os resultados estéticos previstos pelo paciente (SILVA, 2008).
A terapia periodontal contemporânea abrange não só o estabelecimento da saúde bucal, mas também uma abordagem estética onde as necessidades são frequentemente associadas com mudanças no tamanho dos dentes, forma, proporção e equilíbrio que pode afetar negativamente a aparência do sorriso (CHU; HACHMAN, 2008).
O procedimento de aumento de coroa clínica (ACC) está indicado nas seguintes situações: fornecimento de melhor modo de retenção ao preparo protético dos remanescentes dentários, quando a altura destes for insuficiente; reposicionamento das margens dos preparos corretamente, quando por cárie ou fraturas elas estiverem subgengivais; nivelamento da altura gengival dos dentes, quando estiverem desiguais ou antiestéticas (SANTOS et al., 2015).
O aumento de coroa clínica pode incluir apenas remoção de tecido mole, por gengivectomia ou técnica a retalho (quando houver quantidade de gengiva inserida adequada e mais de 3 mm de tecido coronal à crista óssea) ou acompanhada de redução de osso alveolar por recontorno ósseo (gengiva inserida inadequada e menos de 3 mm de tecido mole). O objetivo deste estudo é apresentar um caso clínico realizado por meio da técnica a retalho para aumento de coroa clínica por razões estéticas e a avaliação desse procedimento pelo paciente.