Resumo
A Colagem de aparelho ortodôntico é um procedimento odontológico, que necessita da habilidade de um profissional especializado e que dispende de um tempo maior de procedimento em que o paciente necessita permanecer com a boca aberta. Para alguns pacientes que têm o diagnóstico de Disfunção temporomandibular, esta tarefa pode piorar os sintomas do paciente (GONZALEZ ET AL, 2015).
Considerando a ortodontia lingual como um método difícil de colagem de bráquetes e que por sua localização estar próximos ás glândulas salivares maiores, como por exemplo os ductos das glândula sublinguais, dificultando a adesão dos bráquetes e a visibilidade para colagem direta é também um fator que dificulta o posicinamento do bráquetes, porém o procedimento pode ser realizado pelos métodos de colagem direta e indireta e requer pela técnica de colagem direta mais tempo de cadeira do paciente que a técnica de colagem indireta, onde a consulta fica mais rápida diminuindo o desconforto do paciente somente aumentando o tempo da fase laboratorial (KAIRALLA et al., 2010).
Com a introdução de aparelhos linguais completamente customizados, um número crescente de cianças e adoslescentes estão sendo tratados com esta técnica, que além de vantagens estéticas, também demosntraram reduzir o risco de descalcificação do esmalte durante o tratamento ortodôntico. (BEYLING et al., 2013).
Diversos estudos mostram resultados favoráveis a longo prazo (MANFREDINI et al., 2015). No entanto, várias questões surgem nessse contexto, o aparelho lingual pode ser considerado impraticável por causa do desconforto do tratamento ortodôntico, inerente á fala, irritação na língua, dificauldade de higiene. Na década de 1970, pesquisadores iniciaram a avaliação da aceitação e intensidade e duração dos problemas e ainda hoje ortodontistas duvidam da capacidade de adaptação do paciente (CANIKLIOGLU et al., 2005).