Resumo
O traumatismo dental é um dos grandes responsáveis pela perda de estrutura dental sadia, principalmente em pacientes jovens do sexo masculino (KINA et al., 2015). As fraturas coronárias dos incisivos permanentes representam 18% a 22% de todos os traumas dentais nos tecidos duros, dos quais 96% acometem incisivos superiores principalmente na população entre 7 a 14 anos de idade (JESUS et al., 2011). As causas do traumatismo dentário são bem conhecidas, e entre elas podemos citar fatores externos como quedas, colisões, acidentes automobilísticos, práticas esportivas e violência (GERARD et al., 2014). Durante a reconstrução em dentes anteriores que sofreram fraturas ou restaurações extensas envolvendo o ângulo incisal, a dentística dispõe de um tratamento que facilita a reprodução da estrutura palatina de forma rápida e com economia de tempo operatório, usando uma guia de silicone
A dentística restauradora objetiva restabelecer a forma, a função e a estética dos elementos dentários. Na sociedade contemporânea, a presença de um sorriso bonito e harmônico contribui positivamente para o bem-estar social e emocional do ser humano. Quando a estética do sorriso é comprometida, a auto-estima do indivíduo pode diminuir causando problemas intra e interpessoais, especialmente para o paciente infantil ou adolescente (BARBOSA et al., 2006).
Para restaurar dentes anteriores fraturados, ou não, o cirurgião-dentista pode lançar mão da técnica de mock-up, também conhecida por técnica da muralha e/ou técnica da guia de silicona. Esse procedimento consiste na confecção de uma guia de silicona para reproduzir a face lingual do dente, assim como o seu tamanho e bordos incisais. Durante a reconstrução em dentes anteriores que sofreram fraturas ou restaurações extensas envolvendo o ângulo incisal, a dentística dispõe desse tratamento que facilita a reprodução da estrutura palatina de forma rápida e com economia de tempo operatório, usando uma guia de silicona. O odontopediatra tem como um de seus objetivos realizar o tratamento odontológico eficaz no menor tempo operatório, portanto esse recurso é um excelente aliado para otimizar o tempo operatório em boca (LOBO et al., 2016).