Resumo
A neuralgia do trigêmio (NT) é uma desordem dolorosa unilateral caracterizada por dores breves tipo choque elétrico, com início e término abruptos, e limitada à distribuição de uma ou mais divisões do nervo trigêmio. A 3ª revisão da Classificação Internacional de Cefaléias (ICHD-3) sugere três variantes: (1) neuralgia do trigêmio clássica, geralmente causada por compressão microvascular na entrada da raiz trigeminal no tronco cerebral; (2) neuralgia do trigêmio com dor facial persistente concomitante; e (3) neuralgia do trigêmio sintomática, causada por lesão estrutural diferente da compressão vascular (ZAKRZEWSKA; LINSKEY, 2015).
A atrofia mandibular é uma doença universal caracterizada pela extensa reabsorção óssea, com consequências graves aos pacientes. A instabilidade da prótese total devido à reabsorção mandibular leva à deficiência mastigatória, dores decorrrentes da compressão do nervo mentual, alterações estéticas, fonéticas e psicológica (ZARDO, 2009).
Dor na cavidade oral pode ser sintoma de anormalidade ou doenças dos maxilares, como cistos, dentes inclusos e tumores, que podem ser manifestações dolorosas à infecção, traumatismo mecânico ou compressão. Além disso, simulam outras condições álgicas, como as neuralgias da face, principalmente quando ocorrem no rebordo inferior próximo ao forame mental (SIRQUEIRA; TEIXEIRA, 2009).
Buscou-se por meio deste capítulo descrever um caso clínico de dor neuropática por compressão ocasionada por trauma do nervo alveolar inferior pela prótese total mal adaptada, em uma paciente com mandíbula atrófica.