Resumo
Frequentemente nos deparamos, em nossa prática clínica, com pacientes que estão com dentes condenados ou com prognóstico duvidoso e que tem uma exigência estética diferenciada. Seguindo este raciocínio, quando se fala em tratamentos reabilitadores em região ântero-superior, o fator estético representa um papel primordial e o nível de dificuldade que encontramos é muito maior. Devemos ter muito cuidado, pois a exigência estética dos pacientes aumenta consideravelmente. O grande desafio inclui um tratamento integrado de várias especialidades simultaneamente (KAN, 2009).
Julga-se necessário entender as expectativas estéticas e funcionais do paciente, assim como avaliação sistêmica para se definir a melhor estratégia de tratamento, dependente da interpretação de aspectos clínicos e anatômicos locais (JOLY; CARVALHO; SILVA, 2015).
A instalação de implante dentário imediato, pós-exodontia, seguida ou não de temporização da prótese provisória, é uma das várias opções de tratamento. Como objetivo principal, o restabelecimento da função e estética com menor número de complicações. Como objetivos secundários, proporcionar ao paciente uma menor morbidade possível, com menos procedimentos e com menor período de tratamento (BUSER et al., 2011).
A remodelação óssea que ocorre nas paredes do alvéolo não é impedida pela instalação imediata de implante. Essa remodelação interfere na altura final das paredes vestibular e lingual e é semelhante nas áreas desdentadas ou implantadas. A parede vestibular sofrerá uma alteração mais significativa no nível ósseo vertical e a reabsorção das paredes do alvéolo pós-extração deve ser levada em consideração na colocação de implantes imediatos (ARAÚJO; LINDHE, 2005).
Um maior contato osso-implante ocorre quando implantes são submetidos à carga imediata. A circulação sanguínea intraóssea parece aumentar com a força oclusal, com isso, o metabolismo é aumentado, promovendo remodelação e formação de novo osso (PIATTELLI et al., 2011).
Dentre as vantagens da implantação imediata pode-se destacar a manutenção da dimensão do alvéolo, eliminação de uma segunda cirurgia para instalação do implante, menor período com dentes ausentes e, com isso, o custo diminui e a aceitação por parte do paciente tende a aumentar (BARZILAY et al., 1996).
A Provisionalização e carga imediata dos implantes parecem ser efetivas para se manter ou alterar minimamente a altura dos tecidos moles, pois a manutenção desse tecido depende do osso próximo ao dente adjacente (JOLY; CARVALHO; SILVA, 2010).
Um dos objetivos que se espera alcançar no tratamento com implante imediato, seguido de Provisionalização de dentes unitários anteriores em maxila, é sua eficácia em otimizar a estética, preservando a arquitetura gengival e óssea da região (KAN et al., 2011).
Uma estética imediata é conseguida quando se confecciona uma prótese provisória logo após a instalação do implante. Isso também elimina a necessidade de uma segunda cirurgia, o que reduz o tempo de tratamento. Essa prótese é confeccionada copiando o perfil de emergência do dente que foi extraído, assim, a arquitetura gengival e os tecidos peri-implantares pós-extração são mantidos (BALSHI et al., 2011).
Quando se utiliza matriz mineral bovina em alvéolos frescos, a remodelação óssea é modificada e ocorre uma neutralização da contração da crista marginal. Osso autógeno, como material de preenchimento alveolar, resultou em uma contração de 25% do volume. Quando utilizada matriz mineral bovina, houve uma redução da contração para 3% (ARAÚJO et al., 2014)