Resumo
Atualmente, a busca por estética vem aumentando e, seguindo essa tendência, a Odontologia estética tem sido um campo muito explorado para que as pessoas alcancem satisfação com a sua aparência. Quando se busca melhorar a estética do sorriso, é fundamental que padrões de forma e contorno sejam respeitados, para se alcançar a harmonia e a simetria desejadas. (LUZ et al., 2015).
Sempre que estamos produzindo um planejamento levamos em conta que o enceramento diagnóstico é a chave para um resultado previsível e de sucesso, porém, pouco se diz sobre a utilização do enceramento para alcançar o tão desejado sucesso clínico.
O primeiro passo para realizar um enceramento diagnóstico que realmente auxilie em nossa rotina clínica começa por uma mudança de paradigma. O simples ato de submeter ao laboratório um bom molde com uma solicitação não é garantia de receber um enceramento que cumpra suas funções. Inicialmente, é fundamental que seja realizado um planejamento preliminar, em que se considere cada caso em particular. É muito comum que o planejamento preliminar sofra modificações antes do início da fase restauradora propriamente dita, porém, é crucial que, antes mesmo de solicitar o enceramento, o clínico tenha traçado um caminho, o qual pretende seguir. (CLAVIJO et al., 2012).
Um planejamento restaurador em modelos de estudo e um ensaio restaurador intra-oral permite ao profissional trabalhar com maior previsibilidade de resultados e consequentemente com uma menor margem de erros em casos mais difíceis, quando múltiplas alterações deverão ser realizadas. (KINA et al., 2006)
Este capitulo tem como objetivo relatar através do relato de caso clinico a importância do enceramento diagnóstico nos preparos para laminados cerâmicos.