Resumo
Reabilitações com o uso de implantes na região dos dentes anteriores com espaço mesiodistal reduzido são desafiadoras. O uso de implantes estreitos, (com menos de 3mm) representa uma alternativa para solucionar esse desafio. O uso desses implantes estreitos é indicado quando a região a ser reabilitada possui dimensão óssea mínima de 4mm no sentido vestíbulo língua e menos de 6mm de espaço mesiodistal, mais especificamente, na região de incisivos inferiores e de incisivos laterais superiores (POMMER et al., 2016).
A confecção de coroa provisória imediata sobre implantes unitários em regiões estéticas é preconizada como uma técnica que possibilita uma melhor manutenção de volume tecidual. Esse provisório imediato elimina a necessidade de um segundo tempo cirúrgico para expor o implante submerso e fornece uma solução estética fixa para o paciente (OYAMA et al., 2014).
Neste caso clínico, foi realizada a extração de um incisivo lateral inferior fraturado e a instalação imediata em alvéolo fresco de um implante de 2,8mm de diâmetro e a confecção de uma coroa provisória imediata sobre esse implante.