Resumo
Lábio duplo é caracterizado por um crescimento de tecido hiperplásico na mucosa labial, que se apresenta com cor e consistência normais. Seu desenvolvimento pode ser congênito ou adquirido, a localização mais comum é no lábio superior, porém pode acometer ambos os lábios, de forma uni ou bilateral. Não apresenta predileção por sexo ou etnia (PRATA, 2001; NEVILLE et al., 2009).
O lábio duplo adquirido surge como resultado de traumatismos na região ou por hábitos viciosos. A forma congênita apresenta-se com uma base séssil que se estende por toda vermelhidão do lábio acometido, na porção interna da mucosa. Ambas as formas só se tornam perceptíveis quando o indivíduo sorri pois, a porção hiperplásica se projeta para frente tornando-se evidente (BRINHOLE et al., 2006; CARVALHO; NOLETO, 2013).
Lesão frequentemente encontrada em portadores da síndrome de Laffer-Ascher, a qual se caracteriza pela presença do lábio duplo, blefarocarese e aumento do volume atóxico da tireóide, formando assim, a tríade que determina a síndrome (NEVILLE et al., 2009; NASCIMENTO et al., 2014).
O tecido acometido apresenta glândulas salivares menores e mucosa flácida. A indicação para remoção cirúrgica depende do grau de apresentação da patologia e do quanto ela afeta o indivíduo em sua vida prática. A fala e simetria labial podem ser afetadas por ser uma área de fácil traumatização (CARVALHO; NOLETO, 2013; NASCIMENTO et al., 2014).