Resumo
No caso clínico presente, foram utilizados os principais conceitos de prótese, periodontia, implantodontia, e estética facial. A integração entre as áreas odontológicas é de extrema necessidade para se obter os melhores resultados clínicos. Com o crescimento da demanda em solucionar casos clínicos cada vez mais complexos, o profissional busca a interdisciplinaridade do seu conhecimento para em uma conduta isolada, resolver e equilibrar casos clínicos nos quais muitos pacientes ficam sem saber qual o melhor caminho para atingir seu anseio estético facial.
Com o advento nos anos 60 da implantodontia, e seu total reconhecimento nos anos 80, desde então, a implantodontia evoluiu muito, e passou a ser utilizada como uma técnica com um prognóstico extremamente previsível. Isto tudo, somado aos materiais e técnicas novas desenvolvidas pela prótese dentária, tem se chegado a resultados finais que há algumas décadas atrás nem se imaginava atingir.
Por meio de uma revisão sistemática (SORNÍ et al., 2005), concluíram que a reabilitação por meio de implante convencional de maxilas desdentadas tem mostrado grande previsibilidade quando tiver quantidade suficiente de osso remanescente, conseguindo, com isso, atingir taxas de sucesso de 84-92%. Também realizaram instalação de implantes em áreas enxertadas e não enxertadas, e concluíram que, na segunda forma, os implantes se osseointegram de melhor forma e obtém uma estabilidade primária melhor, conseguindo assim, as reabilitações com maior segurança, inclusive em regiões pterigoideas.
Em estudo realizado por meio de uma revisão sistemática com implantes zigomáticos (GOIATO PELLIZZER; MORENO, 2014), avaliaram 751 casos, nos quais, após a filtragem, restaram 25 deles, observando assim, um índice de 97,86% de taxa de sobrevivência depois de 36 meses em que foram todos os pacientes reabilitados protéticamente, por prótese tipo protocolo. Ainda no ano de 2012, os mesmos autores, novamente, via revisão sistemática, também avaliaram dos anos de 1995 a 2010, em estudos publicados, num total de 45, em que estava se observando a estética sobre implante, e concluiu-se que os resultados das próteses sobre implantes são definidos por uma abordagem multidisciplinar, desde o planejamento até a inserção da prótese final.
Diante de tantas possibilidades na implantodontia, é importante salientar que nas reabilitações de pacientes em que está em jogo a região estética anterior, temos que evidenciar a importância também da área da periodontia, que faz sua parte com o intuito de equilibrar a parte de tecidos moles, chamada de estética vermelha, fortalecendo, ainda, a prótese com seus alicerces de ajustes e equilíbrio, dando a sustentação para a durabilidade da reabilitação de cada caso a ser transformado, levando seus novos conceitos a resultados estéticos animadores. Sendo assim, podemos concluir que a prótese carrega consigo quase todas as especialidades para, juntos, poderem atingir uma melhor harmonização facial.