Resumo
O ceratocisto é definido como um tumor odontogênico benigno, unilocular ou multilocular, com comportamento potencialmente agressivo, infiltrativo e recidivante, sendo geralmente assintomático em sua fase inicial. A remoção cirúrgica incompleta dos componentes epiteliais do revestimento cístico pode ocorrer devido a sua fragilidade, o que contribui para a recidiva do ceratocisto (NARUSE et al., 2017).
O tempo de cura das lesões císticas varia de acordo com o tamanho da lesão. Numerosos materiais de enxerto são usados para reduzir o tempo de cicatrização e manter a integridade do espaço durante o período de cicatrização (SHYU.; FU; SHEN, 2016).
Alguns estudos demonstram que a inserção de implante dentário após o tratamento de cisto restaura a função e pode ser inserido com sucesso na região afetada (SHYU et al., 2016, RAHPEYMA; KHAJEHAHMADI, 2017, BARTH et al., 2017).
A prótese do tipo protocolo com carga imediata apresenta altas taxas de sobrevivência do implante e da prótese, podendo ser recomendado para a mandíbula e maxila. Mas a seleção cuidadosa dos casos e o planejamento do tratamento, bem como conhecimento adequado, habilidade e experiência do profissional que executa os procedimentos são fundamentais (GALLUCCI et al., 2014).
Os benefícios centrados no paciente incluem a restauração imediata da função, a redução do desconforto pós-operatório causado por uma prótese provisória removível, bem como a redução do tempo total de tratamento (GALLUCCI et al., 2014).
O presente caso clínico descreve uma reabilitação oral em paciente submetido à instalação de prótese do tipo protocolo superior e inferior com carga imediata, após tratamento cirúrgico para remoção de ceratocisto odontogênico mandibular.