Resumo
A odontologia moderna tem se tornado uma grande ferramenta nas resoluções estéticas agora mais ainda de uma forma holística e abrangente, sendo conduzida como uma grande aliada na estética facial. As associações entre especialidades odontológicas têm se tornado a cada dia mais necessárias, tornando os casos clínicos, na sua maioria, terreno de atuação de vários profissionais, o que se traduz numa resolução multidisciplinar de casos que em outras épocas, eram tratados apenas por um profissional. Os casos atuais de reabilitação muito dificilmente não são avaliados por ortodontistas e/ou periodontistas. O posicionamento dental, bem como a estética vermelha, transformou-se numa exigência muito comum.
Por meio de um olhar mais aguçado, o que se nota pela própria massificação das imagens, é que os pacientes hoje já demonstram uma necessidade estética que vai muito além de dentes brancos ou com bom formato. Hoje nos deparamos com exigências que vão muito além disso.
Numa visão de odontologia moderna, é praticamente extinta a possibilidade de remoção de elementos dentais, ainda mais se esse elemento for anterior. Porém, dentro da própria ortodontia, não há nada mais comum do que remoção de certos elementos para resoluções funcionais e estéticas.
Os procedimentos periodontais têm se mostrado cada dia mais presentes e corriqueiros, principalmente em áreas estéticas. O que se fazia por necessidades funcionais de forma invasiva e sem o caráter plástico (curetagem de bolsas periodontais, cunhas distais, etc.) hoje é realizado com outra preocupação pelos especialistas. Hoje não se concebe nenhum procedimento periodontal invasivo sem uma posterior reposição apical ou enxerto de conjuntivo.
É notório que não se enxerga nos dias de hoje a possibilidade de se tratar um caso sem um planejamento adequado, o que na maioria das vezes é executado por técnicas digitais (DSD), mock-ups e enceramentos de diagnóstico. Esta etapa torna-se uma das mais importantes e realmente imprescindíveis para a obtenção de resultados satisfatórios (BARATIERI et al., 2002).
Neste capítulo, descreveremos de forma simples uma resolução multidisciplinar, envolvendo um elemento supranumerário, que em conjunto com uma necessidade estética (estética vermelha) de dois elementos incisivos centrais superiores nos trouxe grande satisfação.