Resumo
A região anterior da cavidade bucal frequentemente é palco para o desenvolvimento de desordens dentárias como dentes supranumerários. Essas anomalias de número são achados clínicos relativamente comuns na dentição mista e permanente e com menor frequência na dentição decídua (INDIRA et al., 2014) e, quando localizadas na linha mediana da maxila entre os incisivos centrais, são conhecidos como mesiodens.
A prevalência de mesiodens varia na faixa de 0,15-1,9% e, mais comumente, ocorre no sexo masculino do que no sexo feminino (ÇOLAK et al., 2013). Embora sua etiologia não seja conhecida com exatidão, hoje sugere-se a hereditariedade e a hiperatividade da lâmina dentária como fatores determinantes para o surgimento desta anomalia (MARCHETTI; OLIVEIRA, 2015).
A presença de mesiodens pode causar problemas clínicos, estéticos e funcionais. Em alguns casos, os mesiodens irrompem naturalmente, mas na maioria dos casos, eles permanecem impactados ou entram em erupção em uma posição invertida. Impactação dos incisivos centrais superiores, retenção de dente ou erupção atrasada dos incisivos permanentes, mau posicionamento, má oclusão e reabsorção radicular externa de dentes adjacentes tem sido relatadas como complicações associadas a mesiodens (JAIJA; EL-BEIALY; MOSTAFA, 2016).
O tratamento para esta alteração é a remoção cirúrgica, porém, quando o dente da série normal não completou sua rizogênese ou quando o mesiodens não acarreta problemas aos dentes vizinhos, ou ainda, o paciente é muito jovem, os acompanhamentos clínico e radiográfico periódicos são recomendados até acontecer a erupção espontânea deste dente supranumerário (ROCHA et al,. 2012); (NOKANO et al., 2011). Porém, quanto mais tarde for a extração, maior a chance do dente permanente precisar do tratamento ortodôntico para ocupar seu lugar adequado no arco, seja por uma impactação, necessitando de tracionamento, ou pela simples rotação e perda de espaço do mesmo (SIDIQ et al., 2015; SHIH; HSIEH; TSAI, 2016).
O objetivo deste capítulo é relatar um caso de remoção cirúrgica de mesiodens já erupcionado em dentição mista.