Resumo
Uma das máoclusões observadas em dentição mista é a mordida cruzada anterior, que afeta um ou mais incisivos permanentes e causa problemas estéticos e funcionais. Pode ser corrigida tanto por aparelhos fixos quanto por removíveis, com estabilidade semelhante no longo prazo; assim, ambos os tipos de aparelhos podem ser recomendados (WIEDEL; BONDEMARK, 2015).
Quando detectado a anomalia, a Ortodontia interceptativa vem com a intenção de, como o nome já diz, interceptar uma situação anormal já existente, em dentição mista ou decídua, de modo a restabelecer a evolução normal da oclusão (LOPES-MONTEIRO; GONÇALVES; NOJIMA, 2003)
As ações de cunho preventivo e interceptativo, na área da saúde, particularmente no âmbito da Ortodontia, são fundamentais para providenciar condições funcionais adequadas para o desenvolvimento do organismo, assim como no aspecto estético-funcional como psicossocial para o paciente (MACEDO et al., 2012). Deve-se salientar que tratamentos ortodônticos interceptativos só são efetivos e estabelecem ótimos prognósticos quando bem diagnosticados e de forma precoce (LAMONATTO; PUERARI; BELLATO, 2016).
Para mostrar que além de evitar que problemas presentes na dentição mista se agravem e que o tratamento corretivo pode ser depois mais rápido, este relato de caso clínico descreveu um tratamento ortodôntico interceptativo para a correção de mordida cruzada anterior de incisivos laterais superiores permanentes.