Resumo
Anomalias anatômicas representam um grande desafio para o profissional quando há necessidade de uma intervenção endodôntica mesmo para aqueles mais experientes. Algumas dessas alterações morfológicas, mesmo quando muito semelhantes clinicamente, possuem suas particularidades, como ocorre com a geminação e a fusão dental. A geminação e a fusão são encontradas com certa frequência sendo de suma importância o profissional diagnosticá-las e tratá-las corretamente. A fusão é representada pela união de dois germes que normalmente estariam separados e, dependendo da etapa de desenvolvimento que ocorre, pode ser completa ou incompleta (GONCALVES et al., 2002).
Na fusão completa ocorre a união da porção coronária e radicular e na fusão incompleta apenas as porções radiculares ou coronárias se unem. A geminação, por sua vez, ao contrário da fusão, representa a tentativa de duplicação de um germe dental, resultando na formação parcial ou total de dois dentes que não se separaram totalmente, apresentando apenas uma câmara pulpar (BARBOSA et al., 2005).
O conhecimento da anatomia dental e das cavidades pulpares é de extrema importância àquele que se propõe a realizar o tratamento endodôntico. Considerando que a radiografia é o elemento que dispomos para verificar a cavidade pulpar, fornecendo apenas uma imagem bidimensional, muitos detalhes podem passar despercebidos. Portanto, é importante um estudo detalhado da cavidade pulpar e suas variações anatômicas mais frequentes (AMORIN et al., 2007).
Contudo, com o avanço da tecnologia, outros métodos foram ganhando espaço, já que esse tipo de exame apresenta limitações, mascarando a realidade. A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) vem sendo amplamente indicada para diagnóstico preciso e efetivo, por meio da imagem tridimensional, permitindo determinar a complexidade, localização, extensão e proximidade das estruturas anatômicas (LOPES; SIQUEIRA, 2011).
O objetivo deste trabalho é descrever o tratamento endodôntico de um elemento dental que recebeu como diagnóstico provável de dente fusionado, pelo fato de apresentar dois canais radiculares.