Resumo
A ortodontia moderna vai muito além de alinhar e nivelar os elementos dentários, ela também melhora funções como fala, mastigação e respiração. Sabe-se que, com a integração da ortodontia com a cirurgia ortognática, (tratamento Orto-Cirúrgico), obtemos resultados ainda melhores, principalmente quando se trata de problemas esqueléticos, como deformidades ósseas, e estruturais, como por exemplo, no tratamento de mordidas abertas, sobremordidas, e deformidades dento-faciais.
O tratamento orto-cirúrgico é um grande aliado no tratamento de adultos que apresentam grande comprometimento estético.
O planejamento é a parte mais importante do tratamento, isto é, deve ser estabelecido antes de qualquer procedimento se a discrepância esquelética apresentada pelo paciente será tratada cirurgicamente (tratamento orto-cirúrgico) ou compensações dentárias serão realizadas para “suavizar” as desarmonias faciais (SANT’ANA; JANSON, 2003)
Valendo-se da integração entre planejamento inicial, preparo ortodôntico prévio preciso, osteotomias programadas e técnicas de cirurgia cosmética, a cirurgia ortognática caracteriza-se como procedimento de correção estética e funcional, proporcionando ao paciente uma oclusão normal e também harmonia facial. (SANT’ANA; JANSON, 2003)
Estética em Odontologia é a harmonia de cor, forma e, sobretudo, o equilíbrio com as características individuais de cada paciente. Nenhum procedimento técnico é suficiente por si só, por isso, o profissional deve buscar, na observação de cada indivíduo, o resultado mais harmonioso possível (CONCEIÇÃO et al., 2005).