Resumo
Um dos assuntos que gera discussão em Endodontia é o tratamento e retratamento endodôntico em sessão única de dentes com periodontite apical. Os fatores que devem ser considerados na escolha do tratamento, se em única sessão ou em mais de uma, são o treinamento e experiência clínica do operador, as condições do dente (vitalidade pulpar ou não, sintomatologia ou não e presença ou não de inchaço), tempo adequado de tratamento, assim como considerações anatômicas e biológicas do dente (CHAGAS et al., 2000).
As vantagens da realização em única sessão devem ser consideradas: a redução do risco de micro infiltração coronária entre sessões, em casos de necessidade estética para a imediata instalação de um pino, redução dos custos, entre outras. O principal objetivo quando se realiza um tratamento endodôntico é a obtenção do sucesso em termos de prevenção ou, quando necessário, auxiliar o organismo na cura de doenças como a periodontite apical e também minimizar o desconforto do paciente (FIGINI et al., 2008).
A cada dia existe uma necessidade maior de agilizar a Endodontia, no sentido de acompanhar o ritmo da vida moderna, sem, contudo, reduzir a qualidade do tratamento. A endodontia de consulta única pode ser executada com sucesso, se os profissionais escolherem seus casos cuidadosamente, e se basearem nos princípios endodônticos fundamentais. As evidências atuais indicam não haver aumento na dor pós-operatória ou diminuição do tempo de recuperação, quando comparada à endodontia de consultas múltiplas (SILVA et al., 2013).
O processo científico e tecnológico, aliado aos atuais conhecimentos biológicos, são fatores fundamentais que permitem a realização do tratamento em apenas uma consulta, com o objetivo de oferecer condições para que o organismo restabeleça além da normalidade dos tecidos periapicais, sua estética e função (HIZATUGU et al., 2002).
Sabe-se que o tratamento endodôntico em consulta única é uma opção de conduta biologicamente possível, pois apresenta resultados clínicos bastante satisfatórios, tanto no período pós-operatório, quando é semelhante aos obtidos em múltiplas sessões, quanto no índice de sucesso que, em longo prazo, é semelhante aos tratamentos realizados com o uso de medicação intra-canal entre as sessões (HIZATUGU et al., 2002).
A sessão única oferece vantagens como: menor tempo para restabelecer a estética e função do dente, economia, prevenção de contaminações entre as sessões e maior satisfação do paciente (SOARES, 2001).