Resumo
É sabido que a perda dentária caracteriza um problema globalmente prevalente, apesar de ter-se observado um declínio desse fenômeno principalmente em países desenvolvidos. O edentulismo, seja parcial ou total, traz diversos impactos danosos ao paciente como deficiências funcionais, estética prejudicada e até mesmo influências psicossociais negativas. Substituir os dentes ausentes acarreta melhora da aparência física e funcional dos pacientes, além de prevenir movimentos dentários indesejáveis (ALI et al., 2018).
Como alternativa à substituição de dentes perdidos, as restaurações suportadas por implantes se tornaram um tratamento popular como uma opção para casos de pacientes parcialmente ou totalmente desdentados. O desenvolvimento de técnicas e materiais têm mostrado grande sucesso clínico nos resultados a longo prazo, além da previsibilidade do resultado final do tratamento (DDS, 2019).
Na etapa de confecção da prótese implantossuportada é possível optar pelo fluxo de trabalho digital. Dentre as inúmeras vantagens da utilização dos sistemas automatizados estão a melhora na comunicação e melhor compreensão do caso entre todos os envolvidos no processo de confecção das peças. Atualmente, ainda não foi possível substituir todos os processos analógicos por digitais, entretanto, a literatura mostra que com o rápido desenvolvimento e otimização dos processos, acredita-se que futuramente seja possível substituir totalmente os procedimentos analógicos por digitais (CABANES-GUMBAU, 2019).
Não há dúvidas de que a tecnologia CAD/CAM continuará se desenvolvendo e trazendo ainda mais benefícios para a rotina clínica odontológica, como a diminuição do tempo de cadeira em procedimentos que anteriormente demandavam maior número de sessões e tempo clínico. Além disso, a satisfação dos pacientes será ainda maior, devido à previsibilidade que esse tipo de tratamento proporciona. A literatura é otimista quanto ao fato de que as tecnologias automatizadas irão brevemente substituir os processos analógicos, já que os resultados dos tratamentos por meio dessa modalidade têm sido extremamente satisfatórios. Com estudos futuros seremos capazes de conhecer ainda mais as capacidades e limitações desses sistemas, para implementar essa tecnologia que tem muito de positivo a oferecer (AHMED, 2018).
Atualmente, o avanço dos sistemas CAD/CAM proporciona um fluxo de trabalho muito eficiente no próprio consultório. Vários estudos analisaram a exatidão e precisão de scanners intraorais em comparação com materiais e técnicas de moldagem convencionais, e os resultados demonstram que é possível trabalhar com segurança ao optar pelo uso desses sistemas (CHIU et al., 2020).
Compreendendo tamanha importância do desenvolvimento dos sistemas automatizados na Odontologia, a proposta deste relato de caso é apresentar o planejamento e tratamento relativo ao caso desenvolvido na clínica, por meio das tecnologias atualmente disponíveis.