Resumo
A reabilitação oral para dentes endodonticamente tratados com amplo comprometimento coronário, na grande totalidade requer um tratamento restaurador protético (ZADIK et al., 2008). Compostos de fibra de vidro são largamente utilizados por possuírem ótimas propriedades mecânicas, biocompatibilidade, por serem estéticos e possuírem uma elasticidade muito próxima à da dentina, permitindo tensões uniformes dentro da raiz e, assim, minimizando fraturas (TORRES-SÁNCHEZ et al., 2013). No entanto, esses materiais possuem a desvantagem de não serem anatomicamente compatíveis ao diâmetro do canal, sendo dessa forma, necessária a anatomização com resinas compostas e podendo evoluir ao insucesso, como o seu deslocamento (CAGIDIACO et al., 2007).
Contudo, estudos mostram que a forma do canal radicular e a espessura da linha de cimento em torno do pino são fatores importantes na retenção de pinos de fibra de vidro e para o sucesso clínico (PETERS, 2004; CONIGLIO et al., 2009).
Alguns estudos indicaram uma diminuição na resistência de união entre o composto do pino e o conduto radicular quando a camada de cimento se mostrava mais espessa, sendo, dessa forma, contraindicada a confecção de pinos de fibra em situações onde o conduto radicular apresentava-se muito amplo ou cônico (GOMES et al., 2014)
Algumas propostas foram empregadas para melhorar a adaptação entre o pino e a parede radicular, como canais radiculares com formato irregular, alargados ou de grande diâmetro, reduzindo a possibilidade do deslocamento ou até mesmo possíveis fraturas. Para isso, técnicas alternativas foram adotadas para diminuição da linha de cimentação como a anatomização com resina composta. A utilização de retentores intrarradiculares em fibra de vidro, confeccionados a partir do conceito CAD/CAM tem sido um caminho alternativo e promissor (DIEGO, 2019; PANG et al., 2019).
Para confeccionar o composto em CAD/CAM é necessária a utilização de imagens digitais do dente preparado obtidas por meio de exame intraoral direta, exame de impressão ou digitalização de modelos de gesso (BOLDT et al., 2009).
O objetivo do presente estudo é relatar uma conduta clínica diante de uma nova técnica em sistema CAD/CAM para elementos com pouca estrutura e sua posterior reabilitação.