Resumo
A terapia implantodôntica pode contemplar desde a falta de um elemento como de toda a arcada dentária, devolvendo ao paciente edêntulo parcial ou total, uma qualidade de vida que não era conseguida no passado (BRANEMARK et al., 1969). Segundo um estudo de Pjetursson et al. (2012), as próteses dentárias implantossuportadas são um método de tratamento seguro e previsível, com altas taxas de sobrevivência. As próteses implantos=suportadas apresentaram um papel fundamental nas reabilitações totais, relacionando estética, funcionalidade, equilíbrio das estruturas do sistema estomatognático (RAMFJFORD, 1961) e osseointegração efetiva, submetendo os implantes à carga imediata (ROMANOS et al., 2003).
Em Implantodontia, define-se carga imediata como sendo a instalação de um elemento protético sobre um implante, sem que tenha ocorrido ainda a sua osseointegração (ABBOUD et al., 2005). Em próteses tardias, ocorre um período de espera para que ocorra a osseointegração dos implantes, durante esta fase, os pacientes fazem uso ou não de próteses removíveis. O uso destas próteses temporárias, na maioria das vezes desprovidas de estabilidade e retenção, gera situações de desconforto, necessidade de ajustes frequentes e eventuais problemas psicológicos e de convívio social (CHEN; WILSON; HAMMERLE, 2004).
Assim, nos últimos anos, diversas técnicas têm surgido para reabilitar pacientes edêntulos totais com implantes osseointegrados, com base no conceito de carga imediata.Assim, , surgiram técnicas com estrutura pré-fabricadas, técnicas de fundição odontológica convencional e até próteses imediatas sem estrutura metálicas rígidas ou apenas com reforços metálicos nos implantes distais (MENDES; MIYASHITA; OLIVEIRA, 2011).
Na maioria dos casos de prótese total fixa sobre implantes, realizam-se próteses parafusadas, sobre pilares mini-cônicos, retos ou angulados, independente do tipo de conexão (ROCHA et al., 2012). (FREITAS; SILVA & GEOFFROY, 1974) ressaltaram que para se obter uma boa estética deve-se considerar uma tomada correta da dimensão vertical, o plano oclusal protético, linha mediana, linha dos caninos e linha alta do sorriso e com relação aos dentes. Outro fator muito importante é o teste fonético, realizando diversas provas com palavras possuidoras de fonemas linguodentais. Os americanos usam a palavra Mississipi e, no Brasil, utilizamos numerais como sessenta e seis (TAMAKI, 1983).
O presente relato de caso clínico tem como objetivo apresentar uma reabilitação total em maxila com prótese do tipo protocolo de Branemark submetida à carga imediata.