Resumo
A aparência dental é um fator que afeta diretamente o bem-estar do indivíduo e suas relações interpessoais. Desta forma, quando há comprometimento da estética, busca-se por meio de tratamentos restauradores, obter melhora da autoestima do paciente (PERRONI et al., 2015
O sorriso pode estar comprometido devido à presença de lesões de cárie, ao escurecimento dentário, a processos de desgaste, os quais proporcionam desequilíbrio na estética dentofacial (CARDOSO et al., 2011).
A constante busca por um sorriso harmônico e estético eleva o nível de exigência e de expectativa dos pacientes. Neste contexto, as facetas laminadas destacam-se como opção de tratamento para a reabilitação estética na prática clínica, viabilizando procedimentos mais conservadores (DECURCIO; CARDOSO, 2011) e com mimetismo das estruturas dentárias (SOARES et al., 2012).
As facetas se caracterizam pelo recobrimento da face vestibular do elemento dentário por um material restaurador, podendo ser confeccionadas pela técnica direta ou indireta (MAGNE; BELZER, 2003).
Embora a confecção de facetas diretas em resina composta apresente como vantagens o menor custo, a rapidez, a facilidade de reparos e boa longevidade, ao longo do tempo, apresentam limitações como o manchamento, a perda de lisura superficial e fraturas (GONZALES et al., 2012). No sentido de suprir tais deficiências, restaurações cerâmicas têm se tornado uma opção de tratamento para dentes anteriores (CARDOSO et al., 2011).
As facetas laminadas em cerâmica têm provado ser uma modalidade de tratamento bem sucedida para reabilitação estética na prática clínica nos últimos anos. Isto se deve ao fato de que as cerâmicas possuem biocompatibilidade, estabilidade de cor, propriedades óticas, podendo reproduzir não só a cor, mas também a translucidez, a textura e o brilho da dentição natural, com resistência adequada a longo prazo (AQUINO et al., 2009; RODRIGUES et al., 2012; CUNHA et al., 2014).
Tendo em vista a superioridade estética das facetas indiretas de cerâmica, estas podem representar uma alternativa às facetas diretas em resina composta, que se mostram insatisfatórias e com falhas. Sendo assim, o objetivo deste relato clínico é apresentar a reabilitação do sorriso de uma paciente com facetas indiretas de cerâmica a fim de restabelecer a estética.