Resumo
Os traumatismos dentoalveolares são situações de urgência odontológica de grande incidência, geralmente decorrentes de acidentes automobilísticos, esportes de contato, quedas da própria altura e agressão física, podendo afetar a função e a estética do indivíduo, além de influenciar seu comportamento social.
Muitas vezes acomete não somente os dentes, mas também a face, mucosa bucal, osso alveolar e estruturas relacionadas. Os casos mais severos implicam danos de difícil solução, que requerem um atendimento rápido e minucioso, e de acompanhamento por um longo período.
O diagnóstico preciso se baseia na avaliação clínica associada ao exame radiográfico com o objetivo de avaliar a extensão da lesão, além de diagnosticar outras lesões ocultas. O tratamento adequado depende da avaliação de diversos fatores como tempo decorrido entre o acidente e o atendimento inicial, grau de envolvimento das estruturas lesadas, e a recuperação ou não dos fragmentos ou elementos perdidos. O acompanhamento a longo prazo é de suma importância na avaliação de sucesso do tratamento bem como na prevenção de complicações decorrentes do trauma. Frequentemente casos mais complexos necessitam de abordagens multidisciplinares com atuação de várias especialidades odontológicas, entre elas a cirurgia, dentística, ortodontia, endodontia, periodontia, implantodontia e a prótese dentária.
O presente artigo busca discutir um caso clínico de trauma dentoalveolar extenso em paciente adulta, tratado com reposicionamento dentário e splintagem combinada ao tratamento ortodôntico, endodôntico, restaurador, periodontal e cirúrgico com o uso da tecnologia como adjuvante no planejamento e reabilitação implantossuportada.
O posicionamento ideal do implante pode reduzir complicações cirúrgicas, como lesões nervosas e perfuração de cortical óssea, além de minimizar a probabilidade de comprometimentos funcionais e estéticos. A instalação do implante por cirurgia guiada foi utilizada como meio para alcançar o posicionamento ideal do ponto de vista cirúrgico e protético.